Álcool Espuma
Utilizamos as nossas mãos para tudo. Apertos de mãos, toque em superfícies, servir-se em um restaurante, abertura de portas, uso de ferramentas, assinatura de documentos, corrimões de escadas. Além disso, utilizamos as mãos para arrumar o cabelo, amarrar os sapatos e, muitas vezes, esfregar os olhos e até levar os dedos à boca. Conservá-las limpas é a atitude mais correta e simples para manter bactérias, vírus e demais agentes infecciosos distantes, preservando uma ótima saúde.
Lavar as mãos utilizando água limpa e sabão, secando-as adequadamente, com papel tolha, é a melhor maneira de mantê-las higienizadas. No entanto, como nem sempre isso é possível, o ideal é a utilização de álcool. Tanto que o Ministério da Saúde, por meio da resolução nº 42/2010, determina a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para fricção antisséptica das mãos, pelos serviços de saúde de todo o país. Além disso, recomenda seu uso permanente em escolas, creches e lugares com grande concentração de pessoas, como shoppings, restaurantes e empresas.
Entenda: álcool espuma é mais econômico que a apresentação em gel.
A apresentação em espuma utiliza o álcool isopropílico. A apresentação em gel utiliza o álcool etílico. Ambos possuem emolientes e matérias-primas testadas dermatologicamente e são igualmente eficazes no controle de transmissão de doenças. A principal distinção entre as duas apresentações é a forma de uso: o álcool espuma, apresentado em um mousse, dá a sensação de maior cobertura das mãos. O álcool gel normalmente é utilizado em maior quantidade, já que produz uma gota causando a sensação tátil de que há pouca quantidade do produto sobre as palmas das mãos. Essa sensação acarreta em maior consumo, já que o usuário acionará por diversas vezes o dispensador, causando o desperdício do produto.
Vantagens do álcool espuma:
- Espalha-se melhor, abrangendo maior área de contato com o produto;
- Produto dermatologicamente testado;
- Maior economia;
- Melhor sensação tátil.
@ Colleony_fevereiro 2020